CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA

Sondagem rotativa

Para a realização de sondagens para a caracterização geológica, devemos observar a legislação ambiental de cada Estado. No Espírito Santo, seguimos uma IN que determina que a profundidade de cada furo deve ser de no mínimo 8,0 m, ou a rocha, ou a água. O que vier primeiro.

A sondagem para caracterização geológica pode ser realizada por dois métodos distintos. Sondagem manual e sondagem rotativa. Normalmente, utilizamos sondagem rotativa para romper a primeira camada, mais compactada do solo e, posteriormente seguimos com o trado manual.

Sondagem a trado manual
Testes de pH, umidade e condutividade

O trado manual permite a separação uniforme da terra, a cada mudança de cor, textura, granulometria, plasticidade, etc… Desta forma, anotando-se as diferentes mudanças na estrutura física do solo, é possível confeccionar o perfil litológico do solo, em cada furo de sondagem.

Após a separação de cada fração de solo e anotadas as profundidades de cada perfil, é realizado em campo três testes para verificar o pH, umidade e condutividade elétrica do solo, no perfil correspondente à camada do solo onde o tanque de combustível será alojado.